Início > receitas > Quiche de brie com damasco (quando eu crescer quero ser igual a) do Gula Gula

Quiche de brie com damasco (quando eu crescer quero ser igual a) do Gula Gula

Gente, não tinha outro nome para dar para essa quiche senão esse! Vou explicar o porquê. Eu aprendi a fazer quiche olhando receitas na internet, aliás, como a maioria das coisas que sei. Porém tenho a mania de tentar desvendar o que tem nas comidas que como ‘por aí’. E quando gosto muito da receita tento fazer em casa. Nessa quiche não foi diferente!

Numa das minhas viagens ao Rio de Janeiro, depois de uma ‘orgia’ gastronômica no Galeria Gourmet (parada certa toda vez que vamos ao Rio, pois é um buffet que você come a vontade com um preço super em conta!), queríamos sair a noite para passear, e resolvemos ir ao Leblon sem destino… Como o Leblon tem muitos restaurantes bons e para não perder o costume de mastigar um pouquinho não resistimos e entramos no Gula Gula. O Erico (pra quem não sabe, meu marido) resolveu comer uma mousse de chocolate, e quando eu li no cardápio a descrição da quiche de brie com damasco fiquei curiosíssima imaginando o que daria essa mistura, e mesmo sem fome, não resisti!

Bem, essa não é nem de longe a receita deles, mas é a minha versão da Quiche de Brie com damasco do Gula Gula. Vamos, então, a receita:

Quiche de Brie com Damasco

Para a massa:
Ingredientes:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
100 g / ½ tablete de manteiga
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de água fria

Modo de preparo:
1. Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos. Quando a massa ficar homogênea e der para formar uma bola, pare de mexer.
2. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 20 cm (de preferência que tenha o fundo falso) com a massa. Isso deve ser feito com as mãos, pois a massa não deve ser aberta com rolo de macarrão.
3. Coloque a forma forrada com a massa na geladeira e comece a preparar o recheio.

Para o recheio:
Ingredientes:
150 gr de damasco;
150 gr de queijo brie;
4 ovos; 
400 ml de creme de leite
sal e noz-moscada, a gosto
 

Modo de preparo:
1. Corte o queijo brie e o damasco em quadrados. Depois coloque o queijo e o damasco picados na forma que está na geladeira. Espalhe com um garfo para que todo o fundo fique coberto.

2. Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Numa tigela, misture o creme de leite e os ovos. Misture bem com um garfo para a mistura ficar homogênea. Tempere com sal e noz-moscada.

3. Despeje a mistura de ovos com creme por cima do damasco e o queijo.

4. Coloque a forma no forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique dourada por cima.

Meu toque para tentar ficar o mais próximo possível do Gula Gula foi bater um pouquinho mais o creme de leite com os ovos para ele ficar um pouquinho mais aerado, mas nem de longe ela é tão boa como a do Gula Gula… Ahhhhhhhhhhh… o Gula Gula!

Sirva com uma saladinha verde de sua preferência, feche os olhos e imagina que você está no Leblon… ; -)

Tá certo que não é uma brastemp, mas posso garantir que depois que eu fiz a primeira vez, passou a ser o ‘meu prato’ em todas as festas… Tudo bem, tudo bem, não é assim uma quiche do Gula Gula, mas um dia eu chego lá!

GULA GULA – Leblon: Av. Gen. San Martin, 1196, (Esquina Rua Rita Ludolf), Leblon, Rio de Janeiro, (21) 2294-0650 (21) 2294-8792

GALERIA GOURMET  RESTAURANTE  – Downtown, Sala: 101 Bloco: 05 Tel: (21) 21322132, (21) 21328991 Website: http://www.galeriagourmet.com.br

Esta é uma foto ilustrativa retirada so site do Gula Gula. Amanhã eu prometo que coloco a minha…

Categorias:receitas
  1. Silvia
    agosto 30, 2010 às 2:17 am

    huuum!! parece ser uma delícia… mas depois coloca a receita daquela que você faz de alho poró e bacon?? ADOOORO aquela quiche!!😉
    bjos

    • agosto 31, 2010 às 3:37 am

      Oi Super!
      Para fazer o de alho poró e bacon, basta você mudar o recheio. Aonde eu coloquei o queijo brie com damasco você coloca o bacon frito com o alho poró frito e um queijo de sua preferência. Eu gosto do queijo minas com queijo parmesão.
      Beijos…
      Apareça!
      Keyla.

  2. setembro 6, 2010 às 4:45 am

    Eu atesto! Já comi algumas vezes essa quiche da Kiki e é ótima, como tudo o que ela faz!
    Diliça!

    • setembro 7, 2010 às 3:11 am

      Experimente essa receita e depois me diga o q vc achou, Ju…
      Virou meu prato de todos os jantares e almoços em família… O povo gosta!
      Beijos…
      Keyla.

  3. Norma
    novembro 30, 2011 às 3:57 pm

    Boa tarde! Fiz a sua receita. A massa não me agradou, apesar de ser muito parecida com a do Gula Gula (fica encruada sob o recheio). Resolvi, então alterar um pouquinho a receita da massa. Usei: 100g de manteiga, 1 ovo inteiro, sal e farinha de trigo até formar uma massa homogenea. Procedi exatamente como ensina do vc. Usei o mesmo recheio que vc recomendou, somente acrescentei um pouquinho de geléia de damasco sobre o queijo brie, antes de acrescentar a mistura do creme de leite, ovos, sal e noz moscada. Eu gostei do resultado final.Experimente e diga-me o que vc achou, ok? Abraços, Norma

    • dezembro 1, 2011 às 1:03 am

      Oi Nomra!
      Amanhã mesmo vou refazer a receita e farei conforme você indicou!
      Obrigada pela dica!
      Abço…
      Keyla.

  4. julho 10, 2012 às 10:28 pm

    Oi Keyla! Uma receita muito boa e infalível é: Massa – 2 xícaras de farinha de trigo, 1 gema, 100gr de margarina (Qualy). Pré asse a massa por +ou- 20 min, deixe esfriar, coloque o recheio e só depois, asse por +ou- 35/40min.
    E… o recheio: para cada caixinha de creme de leite, acrescente 1 ovo. (+ o recheio de sua preferência)
    OBS: Aproveitem e vejam a receita com a qual ganhei o primeiro lugar no concurso Delícia de Sobremesa do receitas.com
    Espero que gostem!

    • julho 10, 2012 às 10:40 pm

      Oi Vítor!
      Obrigada pela dica! Vou entrar para ver sua receita, sim!
      Abc.
      Keyla.

  5. Cláudia Vanise
    fevereiro 20, 2013 às 11:12 am

    Olá Keyla, sou do Rio. Estava à procura de receita de quiche d brie com damasco e veja o q achei… Diz no blog que a receita é da chef do Gula Gula. Vamos testar??? Abs!

    • fevereiro 21, 2013 às 1:54 pm

      Qual o blog, Cláudia?!
      Quero muitooooooo!!!
      Obrigada!
      Abc.
      Keyla.

  6. Cláudia Vanise
    fevereiro 20, 2013 às 11:18 am

    Estou no trânsito e estou tentando anexar o link do site mas não consigo… Qdo chegar no trablho tntarei postar de novo…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

