Início > receitas > ‘Sanduíche’ de beringela assada ao shoyu

‘Sanduíche’ de beringela assada ao shoyu

Confesso que a maioria das receitas que faço, e até posto, são retiradas da internet, de livros e revistas que gosto. Algumas, mudo uma coisa ou outra (para ter minha característica) e outras, com o tempo nem parecem a receita original, de tanto que já mudei… Mas essa receita é uma das poucas que posso afirmar que não copiei em lugar nenhum!

Pode até ser que você encontre algo parecido, ou até igual em algum desses lugares que me referi, mas pode ter certeza, eu não as conheço!!! Aliás se soubesse onde fica aquele ‘R’ de registrado, colocaria ele no título desse post, mas…

Bem, minha receita surgiu como a maioria das receitas surgem… Você abre a geladeira, vê o que tem e pensa: o que eu poderia fazer com isso? As receitas que eu conhecia de beringela ao forno eram todas com carne moída, ou aquelas que servem de entradas (que também adoro!) com torradinhas e afins. Essa consiste no seguinte:

Beringela assada ao shoyu

Ingredientes:
– 1 beringela;
– 2 tomates;
– 2 cebolas;
– 100 gr. Queijo coalho;
– 1 dente de alho;
– ervas finas;
– 50 ml. molho shoyu;
– folhas de manjericão;
– azeite (à vontade);
– palitos de dente;

Modo de fazer:
1. Corte a beringela em fatias de aproximadamente 1cm e as coloque de molho numa vasilha com água para não escurecer.
2. Faça o mesmo com a cebola, o tomate e o queijo, porém pode ser um pouquinho (mas não tanto) mais fino que a beringela.
3. Coloque numa assadeira nessa ordem: 1 fatia de beringela, 1 de cebola, 1 de tomate, 1 de queijo, 1 de tomate, 1 de cebola e por último outra de beringela. Repare, você fez um sanduíche de queijo, onde o ‘pão’ é a beringela, logo, para que ele não desmonte, finque um palito no meio da beringela, e repita a operação até acabar com todas as fatias.
4. Despeje o molho shoyu, o azeite de modo que todos os sanduíches de beringela fiquem cercadas pelo molho.
5. Por último salpique as ervas finas e o manjericão.
6. Coloque para assar em forno médio (180 graus) por 20 a 30 minutos, o suficiente para amolecer a beringela e deixar a cebola macia.

Sirva bem quente (pois o charme dele é o queijo derretido) com ou sem a companhia de uma carne, afinal quem come essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), não sente falta de um pedaço de bife!!!

Ah! Retire o palito antes de comer, afinal só quem merece um palito atravessado na garganta é o meu lindo pinguim-paliteiro ao fundo da foto…

Categorias:receitas
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: